Limpando Motores Glow

A algum tempo venho procurando alternativas para fazer a limpeza de motores Glow, após varias tentativas achei um produto que foi a melhor experiência. O produto se chama CAR80, e é um produto usado para a limpeza de bicos injetores de automóveis. Tem um bom preço, em torno de 10 a 12 reais:

Além do CAR80 será necessário um jogo de escovas de aço, o aconselhável é esse jogo que encontramos em loja de 1,99:


A limpeza é sem segredos, primeiro desmontamos o motor e retiramos as partes de borracha(O-rings). A limpeza deve ser feita em um lugar arejado, já que o CAR80 tem um forte cheiro, parecido com Tinner. Depois basta deixar as peças em uma vasilha de plástico e borrifar o CAR80, após uns 15min basta borrifar novamente o CAR80, e imediatamente fazer a limpeza com as escovas, normalmente a sujeira vai sair com a escova de nylon mesmo, somente onde estiver muita "crosta" será necessário a escova de aço. Após a limpeza com o CAR80, lavar as peças com com água e detergente, e esperar secar. Caso alguma peça ainda apresente sujeira, repetir o processo.

Um detalhe que observei foi que a ultima vez que limpei meu motor, usava combustível WildCat 18% de óleo e 10% de nitro. Depois passei a usar combustível caseiro com 80% de Metanol e 20% de óleo de ricinio(4X1). Com esse combustível caseiro a cabeça do piston e tampa do cabeçote não carbonizaram quase nada, comparando ao combustível WildCat. Abaixo algumas fotos da camisa e piston do motor O.S. 46FX usando o combustível caseiro:


Algumas fotos antes da limpeza. Foram limpados dois motores O.S., um 46FX e um 46SF.


O motor SF não estava tão sujo quanto o FX:


Fotos das peças do 46FX após a limpeza, dá para ver que o CAR80 faz um ótimo trabalho:


Fotos do 46SF após a limpeza e já montado:

Postagens mais visitadas deste blog

Sites de Plantas de Aeromodelos

Links Diversos Sobre Aeromodelismo

Artigos Técnicos Sobre Aeromodelismo

Algumas Manobras de Aeromodelismo

Simulador de Aeromodelos CRRCsim para Windows, Linux e MacOSX