YAK 55M do Gernot

A turma da ACA ficou um pouco quieta, mas este final de ano foi apertado, porém estamos de volta. FELIZ ANO NOVO E BONS VÔOS PARA TODOS OS AMIGOS DA ACA. Estamos de volta e estudando como sempre várias frentes, dentre elas procurávamos um avião perfeito para indoor, o Ronaldinho e Batuta já vêem estudando a algum tempo vários projetos existentes e varias tentativas foram feitas. Mas depois de assistir o ETOC 2008 em DVD vimos que os melhores do mundo estavam usando um projeto do Gernot, o YAK 55M. Tínhamos um caminho a seguir e depois de estudarmos várias fotos e vídeos conseguimos desenvolver uma planta protótipo para testes. 
Pegue a planta AQUI.
E assim foi feito segue agora as fotos:

Versão Final
Preparo para corte
As etapas de montagem não foram fotografadas, mas são bastante simples.
Reforços de fibra de carbono no dorso.
Detalhe do link do profundor, o servo localizado na parte de cima, mas o link corre no dorso. E assim mais próximo do avião. As guias do link foram feitas com dobradiças Dobro, cortado em metades, e utilizadas quatro durante o comprimento.
O Link do leme é a na nossa opinião, um grande diferencial neste projeto, pois utiliza uma configuração “pull pull” em fibra de carbono, garantindo leveza e precisão para comando em ambos os lados do leme. Eliminando assim o problema do leme trabalhar de forma diferente quando ele for empurrado pelo link. Assim para qualquer lado o leme será puxado. Com isso, pode se eliminar as guias dos links.
Para a fixação do motor foi utilizado fita filamentosa, o que garante a aderência e leveza para o avião como um todo. Depois do vôo de testes, os links de sustentação sob a asa se soltaram em uma das asas. Na verdade, realizamos várias manobras para forçar o avião para ver onde ele iria ceder. Aconteceu somente na asa direita. Para eliminar este problema foram colados pequenos quadrados de fita filamentosa na conexão do link com a asa. E essa solução passou nos testes.
Como se pode ver nas fotos o avião ficou bem leve:
Por fim concluímos: O avião é muito bom, tem um vôo em faca muito bom, sem utilizar nenhum SGF nas asas. Tem uma quantidade comando monstruosa. Com exponencial de 60% em todos os comandos. As vezes dependendo da manobra ainda estavamos estranhando. O controle de torque roll é bem tranqüilo, realiza loop de faca com uns 3 metros de diâmetro. Um loop em roll bem feito da para fazer com uns 2 metros, o que impressionou foram os waterfalls. Absurdo. O avião é muito bom. Só falta uma coisa, o pessoal da ACA aprender a voar para dominar a fera. Material Utilizado:
  • 1,5 folhas de depron de 3mm x 33cm x 100cm (usar depron e não pluma);
  • 4 varetas de fibra de carbono de 1mm x 1m;
  • 0,5 vareta de aço para molas de 1mm x 1;
  • 1 barra de fibra de carbono de 0,5mm x 3mm x 1m;
  • 3 micro servos;
  • 1 micro receptor;
  • Motor Hacker A10 – 15S;
  • Speed Hacker X7;
  • 1 dobradiça Dubro média;
  • Baterias LiPo de 2S 480mA (Thunder) ou 350mA (EVO);
Observação: O motor Hacker A10 utilizado, é bom e puxou bem o avião. Porém achei fraco, estamos localizando para compra um AXi Gold Line 2203 Outrunner. Ai acreditamos que teremos um avião perfeito para indoor. Aguardem pois a ACA conseguiu uma quadra para voar. Teremos bons vídeos em breve. Ah o próximo será pintado, este era para testes. Estamos estudando pintura com aerógrafo. Mas essa é responsabilidade do Bila. Que além de quebrar avião tem o dom da pintura. Em breve teremos alguns vídeos. Se alguém interessar em construir um, entre em contato, pois passamos as dicas de montagem e onde conseguir o material. Lembramos também que este ainda é um protótipo e pode sofrer alterações. plan

Comentários

Marcelo Reis disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Olá Ronaldinho....Adoro o Blog e acompanho todos os dias. Gostei muito do Yakinho e quero montar um bem levinho como os seus pra voar na quadra da escola.... Teria como vc me mandar um E-mail para que eu tire algumas dúvidas com vc de montagem e eletrônica??meu E-mail é cleiton.mrocha12@hotmail.com Faloww.. AAhh, E fala parabéns pro Billa...(Pela Namorada)..Kkk Brincadeira..
Unknown disse…
Olá Ronaldinho,me de umas dicas de como adquirir um deprom de boa qualidade para a montagem do yak55-m ,ja fiz testes com varios ,mas nenhum é satisfatório .
Na rcfoam o preço é bem salgado ,tem algum esquema para baratiar o frete e a tarifação da receita?
Grande abraço ,e parabéns pelos modelos ,são maguinificos.

Postagens mais visitadas deste blog

Sites de Plantas de Aeromodelos

Links Diversos Sobre Aeromodelismo

Artigos Técnicos Sobre Aeromodelismo

Algumas Manobras de Aeromodelismo

Simulador de Aeromodelos CRRCsim para Windows, Linux e MacOSX