F3P com Milling - SHARK





Já faz algum tempo, eu ganhei um aero com caracteristicas de vôo indoor de precisão, pois até então não havíamos experimentado um modelo com essas características. O modelo era um Shark Flyer de fabricação da JL Aero. Estava até bem esperançoso quanto ao kit, pois ele era fabricado em depron de 2mm.



Consegui o material, servos, motor e etc. E resolvi iniciar a montagem do kit. Já de inicio tinha como plano fazer um milling (rebaixos) no depron para retirar peso. E deixar o kit ainda mais estável para vôos de precisão. Quando pesei o kit levei um susto. Somente a estrutura de depron, pesava 93 g. Isso sem contar toda a linkagem, e ainda teria de acrescentar, servos, motores, baterias, reforços. Então estimei que o avião atingiria fácil 200g. Esse peso estava bem fora do que eu esperava para um avião de precisão. Assim resolvi improvisar, fiz uma analise e vi que o problema estava na densidade do depron. Resolvi cortar novamente o avião no mesmo depron de 3mm da RCFoam que estamos acostumados a construir avião, o peso do avião caiu para 47 gramas, ja considerando a fibra de carbono da borda de ataque das asas.




Deste ponto em diante comecei novamente acreditar que atingiria nível internacional de peso para o avião. Parte então para o milling. Utilizei uma tupia adaptada a uma Dremel. o rebaixo foi de 2mm no depron de 3mm.




O kit saiu de 47g para 35g. Uma redução de 13g, o que totaliza 25% do peso incial.


A eletrônica também teve um peso reduzido, fazendo uma otimização, retirando as tampas de servos, capas dos receptores baterias e speed. Contudo tive uma redução de 5g.



O avião com o kit montado e pintado, faltando a eletrônica





Peso final do avião completo, 113g. Ainda dá para reduzir o peso, se o vôo do avião for bom, o próximo terá com mais reduções, meu objetivo é atingir 100g.



Abaixo uma foto do vôo de testes.



A conclusão é de que o avião é bom e tem um comportamento muito bom. Dá para se fazer um vôo bem lento, e o vôo foi feito com um certo vento. Então não deu para levar o avião ao limite. Mas dentro em breve postei um filmagem de um vôo.

Comentários

Lojinha 0800 disse…
boa noite, qual o equipamento que vc usou ai no dremel, vc poderia colocar umas fotos do material ficaria bem legal

Postagens mais visitadas deste blog

Sites de Plantas de Aeromodelos

Links Diversos Sobre Aeromodelismo

Artigos Técnicos Sobre Aeromodelismo

Algumas Manobras de Aeromodelismo

Simulador de Aeromodelos CRRCsim para Windows, Linux e MacOSX