Big Monster - Shock Flyer - 2mts

Eu e meu amigo Emerson Barbosa(Pengo) tivemos a ideia de ampliar uma planta e construir um Shock Flyer de 2Mts de asa. Depois de alguns estudos decidimos que iriamos fazer em folha de Pluma 4mm reforçando toda a estrutura com fibra de vidro 2mm e varetas de madeira de 5mm. A construção e pintura foi toda feita pelo próprio Pengo com uma perfeição incrível e eu acabei ajudando apenas na lincagem e no primeiro voo.





A planta se encontra AQUI.

Já tínhamos a pluma, bateria de 2200mA 3S e Servos Futaba S148, então calculamos o peso total sem saber qual seria o peso do motor, após o calculo do peso total em torno de 950g sem bateria, decidimos qual motor usar. No final da montagem tivemos o peso sem bateria em 1266g, sendo 300g a mais do que calculamos, para piorar tivemos muito peso de cauda necessitando mais 200g de peso no nariz totalizando 1700g no total aproximadamente. Cada bateria pesa em torno de 220g, foi usada então outra bateria igual apenas para pesar o nariz.

Na montagem a primeira preocupação foi com a asa, já que ela seria toda com pluma de 4mm, uma asa de 2mts de comprimento e apenas 4mm de espessura seria loucura. Após alguns estudos decidimos colocar dois travamentos em pluma em cada lado da asa, onde iriam passar duas fibras de vidro de 2mm. Assim o comprimento da fibra seria teoricamente diminuído, se dividindo em 3 e oferecendo resistência para torções, além disso foram colocados duas varetas de madeira de 5mm paralelas na asa, um pequeno pedaço de vareta de madeira 5mm na ponta das asas e duas fibras de 2mm nos ailerons, sendo uma interna e uma no bordo de fuga do aileron.




Após o primeiro voo percebemos que a asa estava flambando quando o avião voava de dorso, então foi necessário mais duas varetas de fibra de vidro de 2mm de cada lado da asa pela parte de cima, o que corrigiu este problema. O estabilizador recebeu uma vareta de fibra 2mm e uma vareta de madeira 5mm interna. O Leme não recebeu reforço algum e se comportou muito bem. Toda a cauda foi trançada com fibra de vidro 2mm e a parte da fuselagem horizontal recebeu também uma fibra de vidro de 2mm de cada lado, com isso a cauda ficou bem travada não ocorrendo torção alguma, com ótima resistência.

Para fixar o motor foi usado uma chapa de acrílico de 5mm quadrada, colada no X da fuselagem com reforços laterais ao longo da fuselagem.

A lincagem de leme foi feita pull-pull com linha de pesca de aço de 1mm. Para os ailerons foram usados um servo de cada lado com lincagens normais de aeromodelos glow, usando varetas de fibra de vidro de 2mm. O profundor também recebeu lincagens usadas em glow com vareta de fibra de vidro 2mm apoiadas ao longo da mesma com pequenos pedaços de acrílico 2mm furados e colados na fuselagem.

O primeiro voo apesar do peso foi muito bom, foi usada uma hélice 10x6 e o motor ainda segurou bem para um voo 3D, mas apenas no inicio da bateria, já pelo meio da carga o motor não aguentou mais segurar no torque. Após mais dois voos acostumando com o pouco torque foi possível executar alguns rolls(slat), voos faca, invertidas, parafusos chato, etc... O avião tem ótimo comportamento, muito parecido com qualquer shock flyer pequeno, mas mais fácil de pilotar devido ao seu tamanho não oferecer interferência com ventos e possuir um voo aparentemente mais lento, mas acreditamos que é apenas ilusão, como ele é maior ele aparenta estar mais lento na velocidade e manobras.

O próximo passo será usar uma bateria 4S e se o motor continuar com pouco torque iremos escolher outro. Deu um trabalhão, foram varias horas de construção, mas valeu muito a pena, ficou um ótimo e belo modelo.

Tirando os servos toda a eletrônica foi da Hobby City:
Motor - TURNIGY 35-42D 1000kv
Speed - TURNIGY Plush 40amp Speed
Bateria - TURNIGY 2200mAh 3S 35C Lipo
Hélice - Slow Fly Prop 12x6
Servos - Futaba S148


Comentários

lixo disse…
realmente monstruoso! parabens pela construção.
Abs e bons voos,
Eduardo Yamin
http://eduardoyamin.blogspot.com/
Unknown disse…
Parabéns! Um dia crio coragem pra fazer um desses :-)
CIA - Clube Itapetiningano de Aeromodelismo
F. Porcelli disse…
Gostei da construção, uma ótima idéia!
F. Porcelli
Marília - SP
http://issoeoutrascoisas.blogspot.com/
Anônimo disse…
Convido vcs para uma revoada no aeroporto de Leopoldina dia 04/07 aparti das 8:00hs, duvidas tel:(32)34215647 tragam lanches p/ vcs.
Anônimo disse…
olá amigo vc faz esse kit pra monta . para vender ?

Postagens mais visitadas deste blog

Sites de Plantas de Aeromodelos

Links Diversos Sobre Aeromodelismo

Artigos Técnicos Sobre Aeromodelismo

Algumas Manobras de Aeromodelismo

Simulador de Aeromodelos CRRCsim para Windows, Linux e MacOSX