domingo, 16 de janeiro de 2011

Novo Yak55M - Nova Pintura

Com um ciclo de vida de aproximadamente 4 meses, com o uso e tombos, precisei construir mais um “Yakinho” e bolei uma pintura que resolvi documentar a evolução pois achei que o resultado ficaria bom.

Esse avião traz como novidade a utilização de um depron 20% mais leve do que o normalmente usamos. Assim usamos o Depron Aero (Formerly Gediplac), muito parecido com o depron utilizados nos kits Ikarus e no Sultimate (Donatas) da Donuts Models. Esse depron é sim mais leve, porém achei que ele é mais maleável e acredito que com o tempo ele vai ceder bastante o que reduz a vida útil do avião para vôos de alta performace. Mas vamos ver no que vai dar, com o tempo eu falo se ele é bom ou não. Acredito que para um avião novinho, vai ficar muito bom.


O avião já montado, com peso final de 137g (com bateria).






Então abaixo segue o processo de corte pintura e montagem do novo “Yakinho”.







Preparação do depron para corte







Avião já cortado







Preparação dos stencil da asa. Neste ponto guarde a parte de baixo, pois depois facilitará muito para fazer o efeito do descascado. Não guardei e no final precisei cortar um a um.







As isolações já coladas nas asas e na fuselagem.







A preparação das isolações do dorso do avião







Pintura de fundo na cor verde










Pintura do dorso na cor vermelha com bordas sombreadas com preto.







Isolação e pintura das linhas sobre o verde na fuselagem e asas.




Pintura faltando o efeito de “rasgado”.






Isolação das asas para o efeito de “rasgado”, neste ponto que é bom ter guardado a isolação para poder aproveitar os triângulos para o efeito.




Pintura do efeito de rasgado, foi usado a cor cinza para fazer o efeito tridimensional, porém acredito que com preto também ficará bom. Em cada triangulo fiz com que a cor de um dos lados fique mais forte, e sempre no mesmo lado para todos os triângulos. Isso reforça a percepção de profundidade.










Nos rasgos que não dão para fazer o efeito de inversão do papel, foi feito um sombreado para para também criar uma percepção de profundidade.







Fiz um efeito de vidro quebrado para o canopi (ver isolação). Só usei esse efeito pois estraguei a pintura do canopi em azul. Quando for usar fita crepe sobre a pintura é bom tirar um pouco da cola da fita para evitar que ele descasque a tinta quando for retirar.







Fiz um pequeno detalhamento que foi colocar duas estrelas brilhantes no escrito ACA. Foi usado um stencil de estrelas e feito um efeito de nevoa em volta de cada estrela para o feito de brilho.










E o trabalho final de pintura.





Nenhum comentário: