Novo Yak55M - Nova Pintura

Com um ciclo de vida de aproximadamente 4 meses, com o uso e tombos, precisei construir mais um “Yakinho” e bolei uma pintura que resolvi documentar a evolução pois achei que o resultado ficaria bom.

Esse avião traz como novidade a utilização de um depron 20% mais leve do que o normalmente usamos. Assim usamos o Depron Aero (Formerly Gediplac), muito parecido com o depron utilizados nos kits Ikarus e no Sultimate (Donatas) da Donuts Models. Esse depron é sim mais leve, porém achei que ele é mais maleável e acredito que com o tempo ele vai ceder bastante o que reduz a vida útil do avião para vôos de alta performace. Mas vamos ver no que vai dar, com o tempo eu falo se ele é bom ou não. Acredito que para um avião novinho, vai ficar muito bom.


O avião já montado, com peso final de 137g (com bateria).






Então abaixo segue o processo de corte pintura e montagem do novo “Yakinho”.







Preparação do depron para corte







Avião já cortado







Preparação dos stencil da asa. Neste ponto guarde a parte de baixo, pois depois facilitará muito para fazer o efeito do descascado. Não guardei e no final precisei cortar um a um.







As isolações já coladas nas asas e na fuselagem.







A preparação das isolações do dorso do avião







Pintura de fundo na cor verde










Pintura do dorso na cor vermelha com bordas sombreadas com preto.







Isolação e pintura das linhas sobre o verde na fuselagem e asas.




Pintura faltando o efeito de “rasgado”.






Isolação das asas para o efeito de “rasgado”, neste ponto que é bom ter guardado a isolação para poder aproveitar os triângulos para o efeito.




Pintura do efeito de rasgado, foi usado a cor cinza para fazer o efeito tridimensional, porém acredito que com preto também ficará bom. Em cada triangulo fiz com que a cor de um dos lados fique mais forte, e sempre no mesmo lado para todos os triângulos. Isso reforça a percepção de profundidade.










Nos rasgos que não dão para fazer o efeito de inversão do papel, foi feito um sombreado para para também criar uma percepção de profundidade.







Fiz um efeito de vidro quebrado para o canopi (ver isolação). Só usei esse efeito pois estraguei a pintura do canopi em azul. Quando for usar fita crepe sobre a pintura é bom tirar um pouco da cola da fita para evitar que ele descasque a tinta quando for retirar.







Fiz um pequeno detalhamento que foi colocar duas estrelas brilhantes no escrito ACA. Foi usado um stencil de estrelas e feito um efeito de nevoa em volta de cada estrela para o feito de brilho.










E o trabalho final de pintura.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites de Plantas de Aeromodelos

Links Diversos Sobre Aeromodelismo

Artigos Técnicos Sobre Aeromodelismo

Algumas Manobras de Aeromodelismo

Simulador de Aeromodelos CRRCsim para Windows, Linux e MacOSX