Construindo o Tiny

O Tiny é um aeromodelo muito usado no mundo dos Elétricos, é um aeromodelo 3D de pequenas dimensões(60Cm de envergadura) e fácil construção. Pelo pequeno tamanho e características 3D é um modelo indicado até para vôo indoor.

Estava com algumas madeiras sobrando em casa e vi a planta do Tiny na internet, então resolvi construir um. Para quem interessar na planta é só baixar aqui.

A construção foi mais rápida que imaginei, o mais demorado é o corte das nervuras da asa, o restante é bem simples, ele não possui fuselagem, apenas uma vareta de balsa ou outro material como fibra de carbono, já vi até com tubo de antena. O estabilizador fiz com chapas de balsa 3mm, mas estou até pensando em mudar para Depron, já que achei que ele ficou um pouco pesado na traseira, está um pouco difícil achar o CG, mas deixando a bateria bem a frente deve chegar no CG ideal.

Algumas fotos da construção:




Estava de ferias e construi todo o modelo em mais ou menos 3 dias, usando apenas a parte da tarde. A entelagem fiz com Monokote mesmo, e algumas partes do estabilizador que são maciças ficaram sem entelagem. Pretendo usar um motor brushed + speed que está no meu Flatana nele, além de servos Tower Pro 9G, e um receptor Berg Micro Stamp que já foram instalados. Nas lincagens estou usando arame de aço usado em pescaria, e fabriquei alguns horns com cartão de credito velho.

Detalhes dos horns:



Detalhe do horn e trem de pouso traseiro:


Uma foto dele já entelado e quase pronto:


Faltando apenas motor, speed e rodas:


Detalhes do receptor e servos:


Agora falta somente colocar o motor, e fazer o vôo de estreia. Em breve farei o vôo e informo como foi, abaixo uma foto comparando com o Flatana(que já é pequeno).


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites de Plantas de Aeromodelos

Links Diversos Sobre Aeromodelismo

Artigos Técnicos Sobre Aeromodelismo

Algumas Manobras de Aeromodelismo

Simulador de Aeromodelos CRRCsim para Windows, Linux e MacOSX