domingo, 3 de junho de 2007

Algumas Manobras de Aeromodelismo


Com o motor a toda potência, puxe os comandos do leme e aileron em sentidos opostos. Vá aplicando leme até o avião ficar nivelado. Obs:Alguns modelos, necessitam de todo o comando de leme.


LOOPING

Faça um vôo alinhado em baixa altitude e com toda a potência do motor. Comece a cabrar lentamente até o aeromodelo transcrever um meio círculo e o ficar de dorso. Depois disso, reduza um pouco a potência ( meio motor ou menos) mas continue cabrando até o aeromodelo terminar de traçar o círculo. A saída do looping deve ser na mesma altitude em que foi iniciado.


LOOPING DE DORSO

Este looping requer somente mais experiência com vôos de dorso e uma boa velocidade. Comece picando o aeromodelo até ele transcrever meio círculo, reduza o motor pela metade, continue picando até o aeromodelo completar o looping. Obs: Veja se seu aeromodelo têm bom comando de dorso, se não tiver aconselhamos não fazer esta manobra. Sempre termine um looping na altura em que foi começado, a manobra fica muito mais bonita.


LOOPING DE FACA

Coloque o modelo em marcha média, com o leme todo defletido. Acelere tudo segurando todo o comando de leme. Esta é uma manobra executada por poucos aviões, e para tal, é necessário um motor muito forte, pois o motor vai ter que segurar o modelo, "abaixar" a cauda, e fazer subir praticamente sem embalo, ou seja, o modelo dever ter uma relação peso/potência excelente.



LOOPING QUADRADO


OITO CUBANO

Oito Cubano Inicie a manobra como no looping. Quando o modelo chegar ao dorso, coloque-o em uma descida de 45º. Vire (ele estará de dorso, você terá que nivelá-lo) e puxe para repetir a manobra.


ROLL
Nivele o aeromodelo e faça um passagem sobre a pista, cabre um pouco e puxe o comando de aileron para o lado desejado.


ROLL 4 TEMPOS

É feito basicamente aplicando o aileron e parando em quatro pontos de 90º cada (posição de faca, dorso, posição de faca e nivelado).


STALL TURN


DORSO


DORSO


HAMMERHEAD

Inicie a manobra com toda a potência e vá cabrando até o modelo ficar na vertical. Quando o modelo chegar no limite de subida, puxe todo o leme para o lado desejado. Deixe o profundor centralizado e o aileron levemente aplicado ao lado oposto do leme.


LOWCEVAK

Em uma passagem a baixa altura sobre a pista, cabre até o modelo chegar na vertical. Quando a velocidade diminuir bastante, puxe todo o aileron para a esquerda e assim que o roll se completar, (continue segurando o aileron), puxe todo leme para a esquerda e pique tudo, ao mesmo tempo. Na saída, não reduza a potência, pois seu aeromodelo pode estolar de asa na manobra.


SNAP POSITIVO

Coloque o modelo na vertical, quando ele for estolar, simuntaneamente, cabre tudo, dê todo leme e aileron para o lado desejado (os 2 para o mesmo lado) e deixe virar. Obs:Esta manobra exige um forte esforço da estrutura e asa do aeromodelo, mas é uma das mais belas.


SNAP NEGATIVO

Com o modelo nivelado em plena potência, "cruze" os comandos de leme e aileron na subida (leme para a direita, tudo picado e aileron para a esquerda).


CURVA INVERTIDA

Coloque o modelo de faca e pique para o avião fazer a curva invertida.


CURVA EM ROLL

Inicie a manobra com um roll, pique e cabre conforme a posição do modelo para que ele possa fazer a curva. Para fazer a manobra com mais precisão, ajude com o leme.


AVALANCHE

Comece como no looping, e quando o modelo chegar de dorso, puxe todo o comando de aileron e leme para o lado desejado.


PARAFUSO

Inicie a manobra como em um hamerhead, mas desta vez, puxe o comando do leme e quando o modelo começar a inclinar a asa, simuntaneamente, corte o motor, cabre tudo e dê todo o leme para a esquerda. Para sair, pique e dê motor. Obs: Note que quase todos os modelos podem entrar em parafusos, mas não são todos que conseguem sair deles, e acabam por vir ao chão. Esta maneira que lhe ensinamos de fazer um parafuso é uma das mais seguras.


PARAFUSO CHATO DE DORSO

A maneira mais fácil de fazê-la é provocar um stall de dorso a uma grande altitude, dar leme pra direita, aileron pra esquerda, profundor tudo picado e um pouco de potência. Para sair, cabre tudo, dê toda a potência, leme pra esquerda e aileron pra direita. Obs: Poucos aviões conseguem executar esta manobra.


HOOVERING

Consiste em parar o modelo na vertical o maior tempo possível. Em uma passagem a baixa altura com toda a potência, cabre até o modelo chegar na vertical, quando o modelo parar, segure no leme e profundor. Obs: Necessita um aeromodelo de acrobacia equipado com um motor de grande potência, para que a manobra seja executada com perfeição.

TORQUE-ROLL

(Manobra que Quique Somenzini executa com grande precisão) Inicie uma puxada com plena potência até o modelo chegar na vetical, depois disso, puxe todo comando de aileron para a esquerda e segure até mo modelo parar. Feito isso, desfaça o aileron e comece a bombear o motor. O modelo começara a girar. Segure no prufundor e leme. Para fazer o modelo descer de ré, comece a bombear, mas reduzindo mais o motor.

2 comentários:

Cmte. Érick disse...

Olá amigo. Muito legal seu blog! Tenho um blog sobre micro helicopteros. Vou adicinar o seu blog lá no meu. Gostaria que você pudesse colocar meu link no seu blog tbem. Abraços!
www.microhelimodz.blogspot.com

Rodrigo disse...

gostei muito de suas manobras vou tentar nao errar com meu aeromodeloadorei seu blog abraço