Montagem do Yak 55M do Gernot
***MATERIAL***
No link abaixo você tem todo o material, com os links para as lojas:
- 1,5 folhas de depron de 3mm x 33cm x 100cm (usar depron e não pluma);
- 4 varetas de fibra de carbono de 1mm x 1m;
- 1 vareta de aço para molas de 1mm x 1m, ou dessas de 0,8mm usadas em pescarias;
- 1 barra de fibra de carbono de 0.5mm x 3mm x 1m;
- 3 micro servos de 5g aproximadamente;
- 1 micro receptor de 5g aproximadamente;
- Motor Hacker A10 – 15S ou algum equivalente de no máximo 20g;
- Speed Hacker X7 ou outro equivalente;
- Baterias LiPo de 2S 480mA (Thunder) ou 350mA (EVO);
- Cartão de credito velho;
- Cola cianocrilato odorless com acelerador de cura;
- Cola cianocrilato fina;
- Cola quente;
- Tubo termo retratil de 1,5 ou 2mm;
- Tubo termo retratil de 3mm;
O Depron usado e boa parte do material foi comprado na RCFoam.
A planta para montagem do aeromodelo está disponível AQUI.
O manual do projeto original está disponível AQUI.
Toda a montagem do aeromodelo é feita com cianocrilato odorless, as partes que usam outro tipo de cola são citados abaixo. O material usado é o que deixa o aeromodelo mais leve e perfeito, mas pode ser usados outros materiais sem a garantia de um aeromodelo perfeito e leve.
Em uma superficie plana, coloca-se todas as partes da fuselagem para colagem, fazendo um perfeito alinhamento. Antes de colar a parte da frente da fuselagem, é necessario colar uma fibra chata de 0,5mm X 3mm na borda de ataque para sustentação. Depois é feita a colagem dos ailerons e profundor.
As tiras de fibra de carbono de 1mm serão cortadas e emendadas duas a duas com uma gota de cianocrilato fino na ponta e termo retrátil. A gota de cianocrilato na ponta irá se espalhar quando colocado o termo retrátil, depois de aquecido o termo retrátil, o mesmo ficará bem firme e dobrável na junção. Esse procedimento tem que ser feito rápido, para a cola não secar antes do aquecimento, e a fibra não ficar fora do local desejado.
Apesar de um pouco trabalhoso, dessa forma o emaranhado de fibras ficará bem firme, e dificilmente se soltará em voo.
A junção da fibra com o depron deve ser feita com cola quente, o cianocrilato odorless não é recomendado por se soltar muito fácil.
O projeto original não possui rodas, apenas dois arames de aço de 0.8mm, destes usados em pescarias. Para firmar ele na fibra é usado cianocrilato e termo retrátil. Um outro detalhe é um pequeno pedaço de fibra de 1mm x 3cm que fica entre o canopi do trem de pouso e a base, ele ajuda a sustentar o canopi para não descolar.
O próximo passo é colar os 3 servos e a parte de cima da fuselagem, sem muitos segredos, apenas observando o enquadramento.
Aqui detalhes do sistema pull-pull da lincagem, uma ótima forma de lincagem do leme, onde não haverá diferenças de lado no movimento do leme.
Detalhe da lincagem do profundor, onde a fibra é suportada por pequenos pedaços de cartões de credito usado. O cartão de credito foi usado para fazer também todos os horns do aeromodelo, uma forma simples, leve e barata.
Um reforço na parte da frente da fuselagem, e detalhe de como o motor foi instalado. O suporte do motor alem de colado, é reforçado com fita filamentosa.
Comentários
e to afim de montar um eletrico IGUAL, ao seu, teria como me enviar um e-mail para matheusdemo@gmail.com para voce poder me ajudar???