F3P com Milling - SHARK

Já faz algum tempo, eu ganhei um aero com caracteristicas de vôo indoor de precisão, pois até então não havíamos experimentado um modelo com essas características. O modelo era um Shark Flyer de fabricação da JL Aero. Estava até bem esperançoso quanto ao kit, pois ele era fabricado em depron de 2mm.
Consegui o material, servos, motor e etc. E resolvi iniciar a montagem do kit. Já de inicio tinha como plano fazer um milling (rebaixos) no depron para retirar peso. E deixar o kit ainda mais estável para vôos de precisão. Quando pesei o kit levei um susto. Somente a estrutura de depron, pesava 93 g. Isso sem contar toda a linkagem, e ainda teria de acrescentar, servos, motores, baterias, reforços. Então estimei que o avião atingiria fácil 200g. Esse peso estava bem fora do que eu esperava para um avião de precisão. Assim resolvi improvisar, fiz uma analise e vi que o problema estava na densidade do depron. Resolvi cortar novamente o avião no mesmo depron de 3mm da RCFoam que estamos acostumados a construir avião, o peso do avião caiu para 47 gramas, ja considerando a fibra de carbono da borda de ataque das asas.
Deste ponto em diante comecei novamente acreditar que atingiria nível internacional de peso para o avião. Parte então para o milling. Utilizei uma tupia adaptada a uma Dremel. o rebaixo foi de 2mm no depron de 3mm.
A eletrônica também teve um peso reduzido, fazendo uma otimização, retirando as tampas de servos, capas dos receptores baterias e speed. Contudo tive uma redução de 5g.
O avião com o kit montado e pintado, faltando a eletrônica
Peso final do avião completo, 113g. Ainda dá para reduzir o peso, se o vôo do avião for bom, o próximo terá com mais reduções, meu objetivo é atingir 100g.
Abaixo uma foto do vôo de testes.

A conclusão é de que o avião é bom e tem um comportamento muito bom. Dá para se fazer um vôo bem lento, e o vôo foi feito com um certo vento. Então não deu para levar o avião ao limite. Mas dentro em breve postei um filmagem de um vôo.
Comentários